quarta-feira, junho 20, 2007

O ser humano stressado

Sempre me lembro de ir para os testes, exames, provas, apresentações, jantares profissionais com um nó no estômago. É incrível, ainda mais porque ao dar aulas às vezes acho irracional o suspiro, "as chupadas" de desespero dos alunos durante os testes.

Mas temos de exigir um pouco, porque depois o pânico toma conta deles. Ainda me lembro de um professor na faculdade que "traquinamente" começava a fazer contagem regressiva do tempo que tínhamos para terminar os exames. Curioso, a raiva que despertava em mim aquela atitude de "hehehhe, vocês estão à rasca e o tempo está a terminar, vá despachem-se!" acabava por transformar aquele stress do "não posso, não sei" no "caraças do gajo, vou mas é despachar esta merda e aliás, só estou aqui para fazer o melhor que sei e o resto que se fo..." (sim, ficava com um´"ódio de estimação" que se pode ler nas palavras acima escritas....LOL) e até achava piada na atitude sarcástica dele.

Depois, nas apresentações, nos directos, ui, ui! Quantas borboletas no estômago! Uns engasganços pelo meio e no fim, uma mistura de alívio com a atitude do Gato Fedorento, naquele sketch das velhotas que concorrem na tv para ver quem tem mais doenças e, chegado ao fim, uma diz algo como "pôxa, isto na tv é bem mais difícil! Eu até tenho cancro e esqueci-me de mencionar!".

Enfim, o ser humano é stressado, mas temos de fazer com que esse stress seja bem canalizado. Fazemos o que podemos, mais do que isso ninguém nos pede.

1 Comments:

At 25 junho, 2007, Anonymous Anónimo said...

Cá para mim, as traquinices tinham mais piada depois de entregar o exame... Curiosamente, em pequena costumava morrer de ansiedade antes de uma prova/avaliação/whatever e depois desenvolvi uma certa atitude de distanciamento, que começava a funcionar para aí uma hora antes do momento da verdade. O pior é que traquinices mandavam abaixo o sistema todo! Tudo isto para dizer que acho que nunca aprendi a canalizar bem a adrenalina para fins mais úteis. É uma técnica que vale a pena ser ensinada/treinada!

 

Enviar um comentário

<< Home