quarta-feira, setembro 28, 2005

UMBIGUISMO - UM WEIRD AMARGO

Uma tendência da actualidade é a de levarem a mal se alguém se importa com alguém. Isto é, se alguém pergunta que tal o dia, se apenas diz olá, etc, nem lhe respondem. Conversas corriqueiras que outrora foram consideradas de boa educação e de interesse pelo bem-estar do outro, são tomadas hoje por ofensas e importunismos.
Até eu já agi assim...
A absorção em si próprio faz-nos passar por más figuras. Não só perante os outros, mas perante nós mesmos. A isso chamo-lhe "umbiguismo".
Se a janelinha do messenger está a piscar e a frase é um simples "olá", o pensamento é "ah, que baboseirada, nem vou responder a isto!" e se é um simples "que tal o teu dia?" já é tomado como ofensa!
Se o telemóvel toca "ai, é o não- sei-das-quantas, lá vem ele com a conversa de tão triste que anda, não tenho pachorra de falar, vou desligar o som".
Dias maus todos temos. E adivinhem só: os outros também os têm!
Depois lá fala o umbigo mais alto, "o que importa é que eu faça o meu trabalho/acabe de comer, respondo quando puder e quando quiser e se me apetecer". Curioso é que quando se voltam para responder, já lá não está niguém....
É um risco.
Tempo ninguém o faz crescer. Mas aproveitemos melhor o tempo e as pessoas que nele vivem.

1 Comments:

At 29 setembro, 2005, Blogger Postcards from Portugal said...

Gostei da frase «aproveitemos melhor o tempo e as pessoas que nele vivem». Mas esta questão tem outro lado: habituámo-nos demasiado ao imediatismo da comunicação por telemóvel, e-mail e messenger que não ter resposta na hora é irritante, frustrante e às vezes preocupante (o clássico «mas porque é que não atende? Será que aconteceu alguma coisa?»). Confesso que às vezes tenho saudades dos tempos em que o telefone fixo tocava e não sabíamos quem estava do outro lado. E das cartas de papel na caixa do correio. E dos encontros em locais precisos, sem ser preciso trocar mensagens para saber onde o outro está. Quando a coisa mete novas tecnologias, acho que o melhor é mesmo dar o desconto. É que nem toda a gente consegue assimilar esta rapidez de comunicação. Ainda assim, gosto de ver os meus amigos no messenger, mesmo que não esteja a falar com eles. Não é bem a mesma coisa, mas fico feliz por sentir a sua presença. Quando uma delas está do outro lado do mar, por exemplo ;-) Um abraço vermelhusco!

 

Enviar um comentário

<< Home